Os benefícios de se alimentar a cada três horas

Não é de hoje que se fala da necessidade de comer a cada 3 horas, mas por quê? Todo mundo sabe que é importante, mas não o que realmente acontece com a nossa saúde quando não comemos, além de não saber o que comer e até a quantidade certa.

download (1)

 

Primeiro passo: tenha cuidado com as dietas da moda e conceitos inadequados para a busca do “corpo perfeito”, pois não existe fórmula mágica de emagrecimento e muitas vezes essas dietas podem levar ao jejum prolongado, que pode causar danos ao organismo. Portanto, tome cuidado!

Quais os benefícios da regularidade da refeição:

  • Manter o metabolismo ativo: o alimento é fonte de energia para nosso corpo e previne sintomas de cansaço, fadiga e fraqueza. Além disso, mantem o metabolismo ativo, ajudando na perda de peso.
  • Diminui o armazenamento de gorduras e perda de massa muscular: ocorpo precisa manter as suas funções normais e em jejum prolongado, maior que 6 horas, passa a economizar energia e a utilizar os estoques de proteína.Além disso, aumenta o armazenamento dos estoques de gordura, como reserva de energia.
  • Aumenta a saciedade e diminui a quantidade de alimentos na próxima refeição:comer regularmente de 3 em 3 horas, com porções menores, mantém a saciedade a longo prazo, favorece o emagrecimento e mantém equilibrado os níveis de insulina e glicose no sangue. Além disso, você sente menos fome na próxima refeição, evitando exageros.
  • Evita compulsões e “beliscar” durante o dia: períodos prolongados de jejum podem estimular a compulsão alimentar nas refeições principais, além de aumentar a vontade de “beliscar” alimentos ricos em gorduras e em açúcar ao longo do dia.

alimentação saudavel e atividade fisica

Opções de alimentos para comer a cada três horas:

O ideal é fazer de 5 a 6 refeições ao longo do dia.As três principais refeições(café da manhã, almoço e jantar)são fundamentais e necessitam de alimentos variados, como carboidratos, proteínas, leguminosas, legumes e verduras, evitando produtos processados e industrializados.

Já os lanches intermediários, da manhã e da tarde, podem ser compostos por:

  1. Fruta + 1 colher de sopa de aveia com iogurte natural sem açúcar
  2. Vitamina de frutas batida com farelo de trigo
  3. Oleaginosas(castanhas e macadâmia) +cenouras baby + 1 fatia de queijo branco
  4. Tapioca com ricota e tomate em cubos
  5. Maçã assada com especiarias(como canela e cravo, e mel)

O importante é reservar um período das suas atividades diárias para fazer as refeições e lanches com calma e tranquilidade, além de criatividade e escolha adequada dos alimentos que você vai oferecerao seu organismo.

Para facilitar e não se esquecer, programe seus lanches com antecedência e reserve em pequenos potes tudo que irá precisar para manter a sua alimentação saudável.

Acostume-se a comer em horários certos e faça um planejamento de horários das refeições, não se esquecendo ainda da quantidade diária de água que devemos consumir, cerca de 2 litros por dia. Para um plano individualizado, consulte um nutricionista.

Para encontrar aveia, clique aqui.

Para encontrar massa pronta para tapioca, clique aqui.

 

65524_471268649680241_6433908146647476500_n

Anúncios

3 comentários sobre “Os benefícios de se alimentar a cada três horas

  1. Olá Soraia Bauer, enlouquecido aqui, com a natureza dos teus textos. Indiquei-te, por esta razão para a TAG do BLOGGERS RECOGNITION AWARD, fique à vontade para participar e compartilhar tuas expertises conosco ( o que já o fazes com particular propriedade e eu, aprendendo ainda rsrsrs) . Detalhes na minha page. Grandes dias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s