Qual o melhor horário pra treinar?

large (12)

Há muita polêmica em torno desse assunto por aí, já que as opiniões se dividem quando o assunto é o melhor horário pra treinos. No entanto eu acredito, que pra responder este tipo de pergunta é preciso entender um pouco mais do dia a dia da pessoa, seus compromissos diários e seus objetivos, pois nem sempre o que é melhor pra uns é melhor pra outros também, e é sobre isso que vou falar hoje.

images (2)

Já de cara, respondo que não há um horário ideal para treinos, quem faz o horário ideal é você!  Mas independente disso, existem sim, algumas características presentes nos treinos de cada período por exemplo:

♥ Manhã

A vantagem de se treinar pela manhã, é que com a liberação de endorfina, que o treino proporciona (o hormônio do prazer), há uma aceleração do organismo e a pessoa para a se sentir mais disposta para enfrentar o dia todo que tem pela frente, além do que a recuperação tende a ser melhor já que tem o dia todo pra isso.

♥ Tarde

Alguns especialistas afirmam que quem malha durante este período tem um desempenho melhor, pois é neste período que o corpo alcança sua maior temperatura ajudando na perda de peso,  mas essa vantagem não vale para treinos aeróbicos, só se aplica a atividade anaeróbicas. Neste período também há uma maior ação do hormônio cortisol, ligado ao estresse, e da testosterona, contribuindo para o ganho de força e maior flexibilidade dos músculos.
Outro fator importante que pode contribuir na decisão de malhar a tarde, é sonolência no período da manhã e cansaço no período da noite por parte de algumas pessoas., por isso é a hora do dia em que ela se encontra bem mais disposta, o que contribui para um desempenho maior em seu treino.

♥ Noite

Acredito que a principal vantagem de malhar a noite, são as temperaturas menos intensas neste período do dia, já que não é muito recomendado para quem precisa dormir cedo ou tem dificuldades para pegar no sono, já que a atividade física libera endorfina, que por sua vez gera euforia e deixa a pessoa agitada. Mas há quem prefira esse horário pois sente que dorme mais tranquilo.

suplementos-treino

Vale lembrar que manhã, tarde ou noite é importante se alimentar corretamente, o ideal é 01 hora antes do exercício com uma combinação de carboidrato, proteína, fibra e gordura, assim você terá energia o suficiente para um bom rendimento no treino. Cuidado com alimentos pesados durante a noite, tenta se alimentar de forma equilibrada tanto na qualidade, quanto na quantidade do que consome, assim você evita estoque de energia na forma de gordura, comum neste período.

kellenbarriga

Mas independente destas particularidades de cada período, o que determina mesmo, são os nossos compromissos diários e nossa disponibilidade, o importante é não deixar de treinar e adaptar a atividade física à nossa rotina, afinal não são todos que podem malhar no período da manhã ou no período da tarde, e segundo alguns estudos essas variações apresentam apenas pequenos efeitos, sendo que o corpo pode se adaptar ao horário do dia em que se praticam exercícios físicos, por isso o ideal é manter a rotina, assim você terá ótimos resultados seja em que hora for.

Espero que tenham gostado.

Beijinhos,
Soh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s