Dicas para quem quer iniciar na corrida!

images (3)

Já falei que amo corrida???   Acho que várias vezes né????
Por isso resolvi fazer esse post, e passar algumas diquinhas que eu acho fundamental para quem quer começar a se aventurar nesse esporte…. Pedi para meu personal (Medri – Personal) rever tudo e acrescentar o que ele acha importante e está aí o resultado:

1.) Faça uma avaliação médica: Antes de iniciar qualquer atividade física é muito importante fazer um check-up médico para assegurar que seu organismo está preparado.

(Não deixando de avaliar com um educador físico especializado em biomecânica ou um fisioterapeuta, a mecânica que a pessoa se movimenta)

corrida_noturna_interna

Fonte: Google


2.) Invista em um bom tênis de corrida: A corrida em si não é um esporte caro, mas é preciso investir num tênis de corrida que sabemos não ser barato. Este tipo de tênis ajuda a diminuir o impacto causado sobre as articulações, evitando lesões e proporcionando conforto para a prática do esporte, essencial, pois a partir do momento que seu tênis começar a incomodar você vai sentir um desconforto e achar que a culpa é do esporte quando na verdade você não esta usando um tênis adequado pra ele.

Cada um tem uma pisada diferente: pronada, neutra ou supinada, é importante avaliar sua pisada para escolher o melhor tênis pra você. Algumas lojas fazem esse teste (Centauro, adidas, etc.).

corrida

Fonte: Google


3.) Monte um treino: O ideal é procurar um educador físico (especializado em corrida de rua ou atletismo e biomecânica) para preparar o seu treino, mesmo que estiver começando. Mas você já pode iniciar a atividade, caminhando 20 a 40 minutos, quando a caminhada estiver mais tranquila pode ir aumentando aos poucos a velocidade.

Abaixo um modelo de treino pra quem está começando:

Apresentação1

4.) Anote sua evolução: Hoje em dia existem diversos aplicativos que podem nos ajudar nisso (nike+, runtastic, googlefit), além de serem super interativos, onde você pode programar o seu treino, incluir uma playlist, adicionar amigos, é uma forma de você avaliar sua evolução, e acaba sendo bastante motivador ver o quanto melhorou desde que começou.

5.) Hidrate o corpo e coma antes de se exercitar: Dica fundamental para qualquer atividade física, tome muita água, antes, durante e depois do treino. E sempre se alimente antes de treinar, a alimentação no pré treino é importante pois é ela que lhe dará energia para a realização do exercício. Correr de estômago vazio pode prejudicar seu empenho nos treinos e favorecer a perda de massa muscular.

hidratação-na-corrida-380x254

Fonte: Google

6.) Respeite o seu corpo (corra pela distância e não pelo pace): A evolução deve ocorrer aos poucos, um dia de cada vez, muita gente desanima pois tem o pace mais lento que o do outro corredor, mas esquece de ver a evolução dia a dia pela distância, lembre-se sempre dessa dica, pra não desmotivar e achar que corrida não foi feita pra você.

7.) Descubra o seu ambiente: Tem quem goste de correr na esteira, no parque,enfim o segredo é descobrir o seu lugar preferido e se jogar, pois assim você não corre o risco de enjoar do esporte. Variar de ambiente também é legal, eu por exemplo corro em parques, na praia e até mesmo na esteira, o jeito é aproveitar as oportunidades de correr em diferentes lugares.

corrida_vs_esteira

Fonte: Google


8.) Se inscreva numa prova (5k, 10k): Não existe nada mais motivador do que uma prova de corrida, o clima é muito bom e viciante, depois da primeira, você não consegue mais parar.

9.) Tenha um objetivo: Estabelecer metas vai te ajudar a canalizar todo o esforço físico e mental na busca por esse objetivo. Mas cuidado, estabeleça objetivos reais que tenha chances de alcançar com treinamento e foco dentro de um período de tempo. Isso lhe trará motivações pra treinar.

10.) Monte uma playlist super animada: Outra dica essencial eu diria, é música, eu sou movida por música, então sou suspeita a falar, mas faz toda a diferença uma playlist com músicas animadas que vão te dar um gás na hora de treinar.

tumblr_mia94fXdwg1raxf2co1_500_large

Fonte: Google

11.) Se comprometa de verdade: Não existe objetivo que se concretize sem muito empenho, disciplina e dedicação. Mas vale a pena ver que todo o esforço não é em vão. Por isso se realmente quer começar a correr, leve a sério seu treino, alimentação adequada e assuma esse compromisso que com certeza terá bons resultados.

Por hoje é só, espero que gostem e até amanhã.

unnamed (2)

Beijos,
Soh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s