Os malefícios relacionados ao consumo de LEITE!

122

Ultimamente tenho visto muitos posts, reportagens e até mesmo indicações médicas, sobre o consumo de leite relacionado com diversas doenças como diabetes tipo 1, câncer,  infarto, por isso este é um assunto polêmico, já que, é claro, não podemos acreditar em tudo o que vemos pela internet, e como meu objetivo aqui não é fazer com que ninguém pare de consumir o leite, e muito menos transformar o alimento em vilão da história, este é mais um alerta para que as pessoas adquirem o hábito de ler, pesquisar, buscar referências sobre aquilo que colocamos na mesa para consumo nosso e de nossa família e buscar o melhor sempre.

Crescemos acreditando que o leite é o alimento mais essencial para nossa saúde, fonte de cálcio e proteínas, comigo pelo menos foi assim, como nunca gostei de leite fui criada tendo de suprir seus nutrientes através de seus derivados: danones, iogurtes, queijos e afins…. Acreditando inclusive que poderia ter problemas mais tarde com a falta desses nutrientes em meu organismo.

images (3)

Antes de mais nada, devo esclarecer que o leite materno é o alimento mais perfeito que existe, ele é composto de uma poderosa combinação de elementos, fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da criança. O leite de vaca também é composto por diversos elementos de ótima qualidade, mas para o bezerro, ou seja, esses elementos funcionam para a mesma espécie e mesmo que ele seja bom para a nossa saúde, eles se perdem com a fervura e armazenagem do leite, e ainda tem a preocupação de consumir leite das vacas tratadas com antibióticos e muitas vezes hormônios e outros medicamentos, produzindo um leite recheado destas substâncias.

Até mais ou menos os 03 anos de idade a criança produz em sua mucosa intestinal uma enzima chamada Lactase essencial para a digestão do leite e seus benefícios.Ocorre que após esse período o corpo humano é incapaz de absorver o cálcio do leite de vaca (especialmente pasteurizado), e não é só isso, após estudos ficou comprovado que o leite pode aumentar as perdas de cálcio nos ossos, e também está ligado ao aumento de problemas de pele (eczema, acne), sinusite, enxaquecas e dores nas articulações. Sem contar que tanto o açúcar (lactose) quanto as proteínas do leite (beta lactoglobulina e caseína) podem deixar seu organismo mais propenso ao ganho de peso e inflamações levando ao desconforto gástrico e excesso de gases.

LEITE

É muita coisa pra digerir não é mesmo? Mas o que vale ressaltar é o bom senso na hora de escolher seus alimentos, hoje em dia a minha preocupação vai além de estética, por isso pesquiso, questiono, busco me informar! Não sou nutricionista, médica e nenhuma especialista em como ter uma alimentação super saudável, consumo muita coisa que não deveria no meu dia-a-dia,mas sempre estou indo buscar me informar sobre os benefícios e malefícios de cada alimento que eu coloco na mesa para minha família e a partir deste estudo procuro fazer substituições saudáveis e mudar o que está ao meu alcance, sempre procurando me atentar sobre os resultados destas mudanças, já é um começo não é mesmo?

E se você, assim como eu, gostaria de evitar os principais problemas característicos do consumo do leite, aqui vai uma opção:

  • Opte por leite orgânico: apesar de ser bem mais caro ele vem livre de hormônios e medicamentos
  • Tente pesquisar sobre os criadores do leite que você consome ou até mesmo adquira-os direto da fonte (pequenos produtores).
  • Tente consumir outros tipos de leite, como o de cabra, leite de soja ou amêndoas, mais saudáveis.
  • Evitar leite quando estiver com gripe, tosse, bronquite ou sinusite, para evitar formação de muco

É isso aí meninas, espero que tenham gostado do post…

Beijos!!!

Soraia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s