Minha experiência com o Roacutan!!

Eu ia fazer uma série de posts mensais sobre meu tratamento com o Roacutan, mas ia ficar uma coisa muito cansativa, e nem é um assunto assim, tão legal!!!! rs. Por isso resolvi terminar o meu tratamento e contar tudo de uma vez. Como eu  já contei (aqui) meu histórico de acne e a decisão em partir para o Roacutan, esse post será basicamente sobre o tratamento em si, efeitos colaterais, melhoras e como conseguir o remédio de graça pelo governo.

DSC_1268

 

Sobre o Roacutan (Isotretinoína): Na bula:

“Retinóide de ação anti- seborréica específica para tratamento oral da acne grave, nódulo-cística e conglobata, e quadros de acne resistentes a outras formas de tratamento” 

Leia a bula toda (aqui)

Fiz um vídeo, totalmente sem dignidade (leia, sem maquiagem), relatando um pouco da minha experiência com o remédio, conforme vocês podem visualizar abaixo:

 

Em resumo, eu tomei o Roacutan durante 06 meses e foram 40 mg por dia do medicamento (dois comprimidos), mas a dosagem total vai depender de uma série de fatores e quem determina é o dermatologista, levando em consideração o peso, idade e taxa de colesterol do paciente. É muito importante concluir o tratamento no tempo certinho que o médico determinou, pois é aquela dosagem que você precisa para se livrar no problema.

O Roacutan fica no organismo por até 3 meses depois do fim do tratamento, por isso é importante, mulheres, continuar com os métodos contraceptivos durante esse período, pois a gravidez é proibida durante o tratamento, sob risco de aborto e má deformação do feto.

No geral durante todo o tratamento não tive muitos problemas com efeitos colaterais, mas esses efeitos não são iguais para todas as pessoas, sempre existem aquelas que sofrem mais. No começo do tratamento, por exemplo, a pessoa pode ter um agravamento do quadro, isso acontece porque toda espinha interna será expulsa, eu não tive essa fase da piora, minha pele começou a melhorar no início do segundo mês de tratamento.

Porém, nem tudo são flores, rs, sofri muito com ressecamento, lábios, cabelos, por isso caprichei na hidratação, tinha sempre o bepantol por perto, colírio, e principalmente filtro solar, pois a pele perde a oleosidade que é uma proteção natural e fica super sensível ao sol, podendo gerar queimaduras e até manchas na pele.

O Roacutan elimina as espinhas, mas não as marcas e manchas causadas por ela, e esse é um novo problema na minha vida agora que finalmente me livrei da acne. Minha dermatologista não indicou nenhum peeling para fazer durante o tratamento, somente após o tratamento, por isso depois de 01 mês do término tenho minha consulta marcada com a médica pra dar início a um novo tratamento, dessa vez para eliminar as manchar e marquinhas causadas por espinhas passadas.

Por ser um tratamento bem caro, muita gente acaba desistindo de fazê-lo, mas dá pra conseguir o remédio através da farmácia de alto custo do governo. Eu paguei o remédio durante os dois primeiros meses, por não ter conhecimento, mas pesquisando na internet, consegui os telefones dos Ames, me informei e foi bem rápido pra conseguir, basta preencher todos os formulários certinho (paciente e médico), fazer os exames solicitados e leva-los junto com as receitas para conseguir o remédio que é fornecido no mesmo dia.

Abaixo segue os telefones e endereço do Ame que atende aqui na cidade de SP:

AME MARIA ZÉLIA (altocusto.mz@gmail.com)
RUA JEQUITINHONHA, 360 – BELENZINHO
FONE : (11) 3583-1800

AME VÁRZEA DO CARMO (sau.varzeadocarmo@hotmail.com)
RUA LEOPOLDO MIGUEZ, 327 – CAMBUCI
FONES : (11) 3555-0155

No geral fiquei muito satisfeita com o tratamento, tenho um único arrependimento: de não ter feito isso antes!!! Sim, pois agora as marcas e manchas na minha pele me incomodam bastante, porém estou bem animada com um novo tratamento para eliminá-las!!!! E aí eu conto pra vocês….

Eu separei abaixo algumas dicas para os efeitos colaterais, ao menos pra mim, foi o que resolveu:

– Água, muita água sempre, manter o corpo hidratado é fundamental.

– Bepantol sempre, toda noite antes de dormir e se incomodar muito o ressecamento durante o dia também!

– Usar um bom shampoo hidratante e hidratação nos cabelos sempre!!!! Eu utilizava muito (além do creme de hidratação semanal), aquelas ampolas de 3 minutos da Pantene, Loreal, etc. Resolvia o problema, ao menos pra mim.

– No nariz eu utilizava muito sorine e um hidratante chamado Maxidrate (muito bom)

– Quando o rosto começou a ficar beeem seco, usei um óleo bem potente (Bio Oil), de dia e de noite, ele óleo vale até uma resenha, pois é muito bom e não deixa a pele toda melecada, urghhh.

– Nos olhos, quando ressecados, colírio neles!

– Espirrava água termal na pele do rosto sempre para acalmar a pele!

– Levava sempre comigo um lip balm (aliás levo até hoje) e um bom hidratante para as mãos, e parecia a louca, passando lip balm e hidratante nas mãos toda hora!!!

– Para as cutículas eu utilizei aquela cerinha nutritiva da Granado!

– Aposentei todos os meus produtos para pele oleosa, mesmo de maquiagens, protetor solar, e passei a AMAR, produtos super hidratantes, seja para pele do rosto, do corpo, cabelos.

– Não usei batom!!!!! Mesmo os hidratantes eu achava que não ficavam bons na minha boca toda ressecada e muitas vezes com as petinhas levantadas, um horror!!!

Enfim, essa foi minha experiência com o Roacutan, e o que funcionou bem pra mim lembrando que eu não sou médica, e não estou aqui para prescrever o medicamento. Tudo deve ser feito com muita responsabilidade e acompanhamento médico!

Beijos

Anúncios

2 comentários sobre “Minha experiência com o Roacutan!!

    • Cintia consegui pelo ame. maria Zélia, que é a farmácia de alto custo do governo! Pra conseguir, você precisa ir lá pegar todos os formulários, que é preenchido inclusive pela sua médica e depois enfrentar uma filinha, bem grande, rsrs, o bom é que vc sai de lá com o remédio em mãos!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s