Limpeza e organização da casa

Hoje o papo é de dona de casa, rsrs, afinal quem não gosta de uma casa limpinha, cheirosinha e bem organizada não é mesmo??? E confesso que não é um tema que estava muito presente na minha vida há algum tempo atrás, aliás, meu Deus, como limpar e manter a organização de uma casa é difícil viu!!!
Eu nunca tive muito tempo pra cuidar da casa, desde quando me casei em 2011, sempre trabalhei e me dediquei muito ao trabalho e isso inclui sair muito cedo de casa, fazer horas extra, inclusive aos sábados e domingos, e aí não há organização que resista.
E pra ajudar eu sempre fui muito bagunceira, ou seja, quando me casei sofri muito pra manter, ainda que por um dia a casa em ordem, rs.
Mas graças a Deus e a minha amada mãe, pude contar com ela neste período que ia uma vez por semana em casa, e fazia toda a faxina, toda a organização…. linda né???
Pois é,  só que agora a coisa mudou!!! Minha mãe não pode ir mais, e assim eu tive que arrumar uma forma de manter a casa limpa e organizada apenas com algumas pequenas mudanças no meu dia a dia que vou compartilhar aqui, afinal não quero deixar de fazer o que gosto e tenho vontade apenas para cuidar do lar.
Com a ajuda de um caderno (método Fly Lady – depois explico melhor sobre) eu anoto tudo o que tenho que fazer, desde acordar, sair para trabalhar, compromissos, compras, cardápio da semana até deitar na cama e finalmente relaxar, pois assim controlo melhor meu tempo e não deixo absolutamente nada por fazer, e olha que isso tem me ajudado demais, pois não esqueço de nada, nada.

As tarefas de casa eu separo aquelas que são diárias, semanais, quinzenais e mensais….. e anoto tudo o que tem que fazer em cada cômodo, a casa eu separo em zonas assim eu tenho a seguinte divisão:

Zona 1 – quartos
Zona 2 – sala
Zona 3 – banheiro
Zona 4 – cozinha
Zona 5 – área de serviço.

Minha casa é pequenininha, por isso fica bem mais fácil e rápido, e como não tenho empregada e trabalho fora, preciso de praticidade, portanto faço a limpeza pesada de cada cômodo em cada dia na semana assim eu tenho a seguinte divisão:

Segunda – zona 1
Terça – zona 2
Quarta – zona 3
Quinta – zona 4
Sexta – zona 5

Mas aí, tem aquelas tarefas diárias, que são: arrumar a cama, limpar (superficialmente) o banheiro, passar aspirador de pó na casa inteira, cozinhar, lavar roupa. Gente, colocando tudo no papel, achei ou melhor, cheguei a conclusão que não iria dar tempo…. meu dia teria que ter no mínimo 30 horas…. mas aí que entra o caderninho, me organizar e colocar tudo no papel dividindo cada tarefa do meu dia-a-dia é a forma que encontrei de “dar conta” de tudo.

Assim vou colocar aqui um exemplo de como divido o meu dia:

05:20 – Acordar, tomar banho beeeeeeeeem rápido, limpar superficialmente o banheiro (pia, jogar pato purific no vaso)
05:40 – Me vestir e me maquiar
05:50 – Fazer o meu suco verde, café e tomar o café
06:10 – Arrumar a cama, colocar ração para os gatinhos
06:20 – Sair para o trabalho

Percebam o quanto minhas manhãs são corridas, mas isso porque eu entro muito cedo no trabalho, e é quase impossível acordar antes!
Continuando:

07:00 as 17:00 – trabalho!

18:00 – Chegar em casa e adiantar o jantar (sempre no domingo, deixo o que eu puder pronto para a semana)
18:30 – Fazer a limpeza pesada do dia (zona 1,2,3,4 ou 5), e verificar se tem roupa suja para colocar na máquina
19:30 – Fazer o jantar
20:00 – Jantar
20:30 – Enquanto o maridão lava a louça e organiza a cozinha eu vou finalmente relaxar no banho.
21:00 – Descanso

Aos sábados eu costumo fazer a limpeza de armários, janelas, espelhos das tomadas, geladeira, sofá…. mas isso tudo eu não levo mais do que 2 horas, sendo assim, eu tenho meus sábados livres para descansar, passear e curtir o final de semana. Deixo para sabado também aquelas tarefas mais esporádicas quinzenais ou mensais como por exemplo: limpar rejuntes, limpeza completa no box do banheiro, lavar colchas, almofadas, saias de cama, limpar melhor os eletrodomésticos, lavar travesseiros, virar colchões, limpar o forno, jogar o estiver vencido na dispensa, limpar portas, tirar o pó das lâmpadas e dos lustres limpar molduras e rodapés (nossa muita coisa!!).

No domingo faço feira, e assim preparo tudo para a semana, ou seja, lavo a salada, espero secar para guardar em tigelas com tampas na geladeira, lavo os legumes, lavo e as vezes preparo os cubos de gelo com o suco verde (já expliquei no post anterior), e claro, organizo e anoto todos os meus compromissos para a semana……

Mas espero que tudo isso seja por pouco tempo, pois estou precisando urgente de uma faxineira, para, pelo menos 1 vez por semana… assim alivia um pouquinho meu lado, afinal fazer tudo como agente quer, só nós mesmo.

Imagem

 

 

Um grande beijo 

Soh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s