Limpeza e organização da casa

Hoje o papo é de dona de casa, rsrs, afinal quem não gosta de uma casa limpinha, cheirosinha e bem organizada não é mesmo??? E confesso que não é um tema que estava muito presente na minha vida há algum tempo atrás, aliás, meu Deus, como limpar e manter a organização de uma casa é difícil viu!!!
Eu nunca tive muito tempo pra cuidar da casa, desde quando me casei em 2011, sempre trabalhei e me dediquei muito ao trabalho e isso inclui sair muito cedo de casa, fazer horas extra, inclusive aos sábados e domingos, e aí não há organização que resista.
E pra ajudar eu sempre fui muito bagunceira, ou seja, quando me casei sofri muito pra manter, ainda que por um dia a casa em ordem, rs.
Mas graças a Deus e a minha amada mãe, pude contar com ela neste período que ia uma vez por semana em casa, e fazia toda a faxina, toda a organização…. linda né???
Pois é,  só que agora a coisa mudou!!! Minha mãe não pode ir mais, e assim eu tive que arrumar uma forma de manter a casa limpa e organizada apenas com algumas pequenas mudanças no meu dia a dia que vou compartilhar aqui, afinal não quero deixar de fazer o que gosto e tenho vontade apenas para cuidar do lar.
Com a ajuda de um caderno (método Fly Lady – depois explico melhor sobre) eu anoto tudo o que tenho que fazer, desde acordar, sair para trabalhar, compromissos, compras, cardápio da semana até deitar na cama e finalmente relaxar, pois assim controlo melhor meu tempo e não deixo absolutamente nada por fazer, e olha que isso tem me ajudado demais, pois não esqueço de nada, nada.

As tarefas de casa eu separo aquelas que são diárias, semanais, quinzenais e mensais….. e anoto tudo o que tem que fazer em cada cômodo, a casa eu separo em zonas assim eu tenho a seguinte divisão:

Zona 1 – quartos
Zona 2 – sala
Zona 3 – banheiro
Zona 4 – cozinha
Zona 5 – área de serviço.

Minha casa é pequenininha, por isso fica bem mais fácil e rápido, e como não tenho empregada e trabalho fora, preciso de praticidade, portanto faço a limpeza pesada de cada cômodo em cada dia na semana assim eu tenho a seguinte divisão:

Segunda – zona 1
Terça – zona 2
Quarta – zona 3
Quinta – zona 4
Sexta – zona 5

Mas aí, tem aquelas tarefas diárias, que são: arrumar a cama, limpar (superficialmente) o banheiro, passar aspirador de pó na casa inteira, cozinhar, lavar roupa. Gente, colocando tudo no papel, achei ou melhor, cheguei a conclusão que não iria dar tempo…. meu dia teria que ter no mínimo 30 horas…. mas aí que entra o caderninho, me organizar e colocar tudo no papel dividindo cada tarefa do meu dia-a-dia é a forma que encontrei de “dar conta” de tudo.

Assim vou colocar aqui um exemplo de como divido o meu dia:

05:20 – Acordar, tomar banho beeeeeeeeem rápido, limpar superficialmente o banheiro (pia, jogar pato purific no vaso)
05:40 – Me vestir e me maquiar
05:50 – Fazer o meu suco verde, café e tomar o café
06:10 – Arrumar a cama, colocar ração para os gatinhos
06:20 – Sair para o trabalho

Percebam o quanto minhas manhãs são corridas, mas isso porque eu entro muito cedo no trabalho, e é quase impossível acordar antes!
Continuando:

07:00 as 17:00 – trabalho!

18:00 – Chegar em casa e adiantar o jantar (sempre no domingo, deixo o que eu puder pronto para a semana)
18:30 – Fazer a limpeza pesada do dia (zona 1,2,3,4 ou 5), e verificar se tem roupa suja para colocar na máquina
19:30 – Fazer o jantar
20:00 – Jantar
20:30 – Enquanto o maridão lava a louça e organiza a cozinha eu vou finalmente relaxar no banho.
21:00 – Descanso

Aos sábados eu costumo fazer a limpeza de armários, janelas, espelhos das tomadas, geladeira, sofá…. mas isso tudo eu não levo mais do que 2 horas, sendo assim, eu tenho meus sábados livres para descansar, passear e curtir o final de semana. Deixo para sabado também aquelas tarefas mais esporádicas quinzenais ou mensais como por exemplo: limpar rejuntes, limpeza completa no box do banheiro, lavar colchas, almofadas, saias de cama, limpar melhor os eletrodomésticos, lavar travesseiros, virar colchões, limpar o forno, jogar o estiver vencido na dispensa, limpar portas, tirar o pó das lâmpadas e dos lustres limpar molduras e rodapés (nossa muita coisa!!).

No domingo faço feira, e assim preparo tudo para a semana, ou seja, lavo a salada, espero secar para guardar em tigelas com tampas na geladeira, lavo os legumes, lavo e as vezes preparo os cubos de gelo com o suco verde (já expliquei no post anterior), e claro, organizo e anoto todos os meus compromissos para a semana……

Mas espero que tudo isso seja por pouco tempo, pois estou precisando urgente de uma faxineira, para, pelo menos 1 vez por semana… assim alivia um pouquinho meu lado, afinal fazer tudo como agente quer, só nós mesmo.

Imagem

 

 

Um grande beijo 

Soh

Deixe um comentário

